No AR

O Guinness World Records suspendeu o título de cão mais velho do mundo para Bobi, que morreu em outubro de 2023. O livro dos recordes informou, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press, que estava revisando a premiação após veterinários questionarem a idade.

O cachorro tinha supostamente de 31 anos, vivia numa quinta na aldeia de Conqueiros, em Portugal, com o seu dono, Leonel Costa. Ele foi anunciado como o cão vivo mais velho do mundo e o cão mais velho de todos os tempos em fevereiro — ele teria nascido em 11 de maio de 1992.

“Enquanto nossa revisão está em andamento, decidimos pausar temporariamente o título de cão mais velho do mundo, até que todas as nossas descobertas estejam em vigor”, disse o Guinness World Records à Associated Press por e-mail.

Bobi era um Rafeiro do Alentejo, uma raça pura, que tem uma esperança média de vida de cerca de 10 a 14 anos.

As ligações para o dono do cachorro não foram atendidas e ele não respondeu às mensagens de texto.

Como era a vida de Bobi?

Bobi passou toda a vida na vila de Conqueiros, no interior de Portugal. Antes, dele, o título pertencia a um pastor australiano que morreu aos 29 anos e cinco meses.

“Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da sua ninhada, os seus 11.478 dias na Terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam”, disse Karen Becker, veterinária que conheceu Bobi e que foi a primeira a anunciar a sua morte nas redes sociais, segundo a agência de notícias Reuters. “Boa sorte, Bobi.”

O seu dono, Leonel Costa, atribuiu a longevidade de Bobi a uma série de fatores, incluindo viver em paz no campo, nunca ter sido acorrentado ou mantido na coleira e comer sempre “comida de gente”.

Na época em que Bobi nasceu, a família de Costa tinha muitos animais e pouco dinheiro. Então era comum que o pai de Costa, um caçador, não ficasse com os filhotes que nasciam. Bobi, entretanto, escondeu-se entre uma pilha de lenha — e ficou.

Costa e seus irmãos o encontraram alguns dias depois, ainda com os olhinhos fechados, e o mantiveram em segredo.

Leonel Costa passeia com o cão Bobi em 4 de fevereiro de 2023, em Conqueiros, em Leiria, Portugal, pouco antes do 31º aniversário do cachorro — Foto: REUTERS/Catarina Demony/Foto de arquivo

Leonel Costa passeia com o cão Bobi em 4 de fevereiro de 2023, em Conqueiros, em Leiria, Portugal, pouco antes do 31º aniversário do cachorro — Foto: REUTERS/Catarina Demony/Foto de arquivo

No início do ano, Costa disse à Reuters que ele e seus irmãos sabiam que, quando ele abrisse os olhos, os pais não resistiriam e ficariam com ele.

Antes de sua morte, Bobi ainda adorava caminhadas, apesar de ter se tornado menos aventureiro com o avançar da idade. Seu pelo estava ficando ralo, sua visão piorou e ele precisava descansar mais do que antes.

Em 31 de maio de 2023, quando Bobo fez 31 anos, sua festa de aniversário reuniu mais de 100 pessoas.

O cardápio incluía carnes e peixes locais para os 100 convidados, e um extra para Bobi, que tinha um menu apropriado para sua dieta. Um grupo de dança também se apresentou (veja abaixo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *